terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sobre Cia. Circe

CIRCE – Centro de pesquisa, recursos e criação cênica

         CIRCE nasce em 2007, em Barcelona, a partir da necessidade de desenvolver um espaço de reflexão sobre a prática dentro das artes cênicas. Um espaço de pesquisa fundamentado na praxis.
         Acreditamos no artista cênico como o elemento essencial do teatro, como criador.
         Artaud disse: “ O ator é o artesão das emoções.” Nós concordamos com ele .
         O artista cênico é o artesão do ato teatral.
         Tal como um escultor esculpe a madeira para fazer imergir do seu interior a forma artística, o artista cênico procura dentro de sua matéria viva os elementos que conformarão a sua criação, o ato teatral.
         Consideramos matéria viva todo o que lhe constitui : seu mundo interior , o mundo exterior e as influencias inevitáveis que ocorrem entre estes dois universos.
         O fluir consciente entre o mundo interior do artista e a realidade exterior , leva o criador cênico a uma posição de transgressor de uma ordem estabelecida, gerando perguntas motrizes para a procura de novas possibilidades de respostas.
         O artista cênico passa a ser um criador consequente à sua realidade.
         Tendo como alicerce o nosso interesse na criação cênica, acreditamos na sua aplicação através das seguintes linhas de trabalho:
         · Apoio à pesquisa
         · Promoção da criação cênica através da Cia. CIRCE e da colaboração e da co-produção de espetáculos com outras associações e cias. de dança e teatro.

         Desde 2008, a Cia. Circe também se estabelece no Brasil, com o intuito de promover uma ponte entre  pensadores e criadores cênicos do Brasil, Europa e India.

Nenhum comentário:

Postar um comentário